eventos sem desperdício

eventos sem desperdício

Quando recebemos alguém nas nossas casas, para comemorar um aniversário ou uma ocasião especial é difícil resistir aos artigos descartáveis. Sinónimos de praticidade, geralmente, os descartáveis são os primeiros a ser convidados para os nossos eventos. Copos e talheres de plástico, e mesmo guardanapos de papel são os mais presentes quando não queremos ter trabalho, após uma comemoração. Afinal, é mais fácil deitar no lixo os objetos do que lavá-los. Mas afinal, será mais fácil deitar fora do que reutilizar?

Acreditamos que o “mais prático” geralmente acaba por se relevar mais oneroso. Nas comemorações os descartáveis acabam por gerar mais lixo, sobrecarregando os aterros caso não ocorra a reciclagem, além de contribuir para o aumento (desnecessário) da extração de matéria-prima do ambiente.

Como podemos manter o espírito comemorativo, garantindo a mínima geração de lixo?

Menos lixo, mais amor!

Acreditamos que nada é mais sustentável do que usar os produtos e utensílios que já possuímos, prolongando-lhes a vida, reutilizando-os. E, portanto, viver com menos impacto pode ser também bem mais económico. Recentemente publicamos um artigo sobre este tema – “menos é mais” – Pequenos gestos, (grandes) impactos.

Mas, se ainda assim, o fator tempo é importante na vossa rotina, conheçam os artigos ecológicos que disponibilizamos nas nossas lojas e que substituem os talheres, copos e muitos outros descartáveis.  

Talheres compostáveis (a granel)

Produtos de madeira que representam o “descartável” da maneira mais ecológica e natural possível:

Colher, garfo e faca – De madeira de Choupo, uma alternativa mais responsável para os seus eventos.

Talheres 100% compostáveis – Maria Granel

Copos compostáveis (pack com 10 unidades)

Copos produzidos a partir de cana-de-açúcar, podem ser usados para bebidas quentes e frias.

Copo 100% compostável – Maria Granel

Palhinhas

De inox – Reutilizáveis e podem ir à máquina de lavar.

Palhinha inox – Maria Granel

De Bambu – Totalmente compostáveis, ideais para crianças.

Palhinha bambu – Maria Granel

Os itens compostáveis, no final das suas vidas, podem ser “transformados” em adubo. Descubra como fazer a sua própria composteira em casa – Compostagem de A a Z.

Um exemplo de mudança!

Sendo a redução do desperdício e o consumo consciente e responsável o coração da missão da Maria Granel, este exemplo local de mudança encheu-nos de orgulho e esperança e achámos que o tínhamos de partilhar aqui. Um gesto que contagiou a comunidade do primeiro bairro onde nos implantámos.

O Programa Alvalade em Férias 2020 é um projeto que integra crianças e jovens (de 6 a 14 anos) residentes ou não em Alvalade durante o período das férias. Foi durante todo este período que os jovens descobriram uma alternativa aos utensílios descartáveis (de plástico), já que a JFA optou por disponibilizaraos participantes, durante as refeições, os nossos talheres e copos compostáveis (os mesmos que acabámos de apresentar).  

“Embora Alvalade tenha um tecido social conservador, há uma nova geração preocupada em transformar a realidade. É baseados nesta necessidade que também acreditamos que reforçamos ações como essa, de escolher artigos mais responsáveis, como instrumento de sensibilização ambiental que envolvem os jovens”, explica o Presidente, José António Borges.

Programa Alvalade em Férias – Imagens JFA

Deixar comentário

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.