Orientações DGS: O PLANEAMENTO É FUNDAMENTAL

Orientações DGS: O PLANEAMENTO É FUNDAMENTAL

Face a esta situação de quarentena, provocada pelo vírus COVID-19, a Direção Geral de Saúde (DGS) produziu, em março, um documento que traz orientações e dicas para garantir a manutenção da imunidade por meio da alimentação.

Além da preocupação com a saúde, o documento propõe uma adaptação na dinâmica do consumo. A compra menos frequente traz a necessidade de organizarmos, de forma diferente, as idas aos supermercados.

É uma altura para, sempre que possível, privilegiar as mercearias de bairro, o pequeno comércio e os empreendimentos locais. É bom para todos! Mais seguro, uma vez que o deslocamento pode ser menor, e ainda mantemos estes pequenos negócios vivos, a funcionar.

Com pequenos ajustes na forma de consumir, é possível estabelecer uma boa organização em nossas despensas, contribuir para uma melhor gestão dos stocks nos supermercados e consequentemente comprar de forma mais responsável e com menos desperdício.

Afinal, como colocar em prática todas estas recomendações?

Pode consultar o documento completo da DGS aqui.

Tendo como base o KIT ALIMENTAR recomendado pela DGS, assinalamos com um (*) os produtos secos de que dispomos nas nossas lojas.

Um outro aspecto fundamental é procurar manter uma rotina das refeições diárias, evitando os “irresistíveis” snacks com excesso de açúcar e sal. Procure, dentro do possível, substituí-los por alimentos mais saudáveis e nutritivos.

E já que o momento pede recolhimento, que tal aproveitá-lo para criar?

Colocar em movimento a criatividade dentro da cozinha pode ser uma tarefa divertida e surpreendentemente deliciosa.

Alguns gestos simples podem fazer toda a diferença na prevenção contra o COVID-19 e na promoção de uma vida mais saudável e sem desperdício. É sem dúvida um ato de amor!

Um agradecimento especial à nossa querida amiga e nutricionista Ana Sofia Guerra pela consultoria que resultou neste artigo.

Fontes: Direção Geral da Saúde e nutricionista Ana Sofia Guerra

Deixar comentário

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.