O que dizem de nós

“A Maria nas redes”

I Met God, She’s Green

Estamos à conversa com a Joana do “I Met God, She’s Green”, numa entrevista intimista sobre o projeto Maria Granel. Falamos sobre o planeamento necessário para fazer compras a granel, sobre o quão libertador pode ser viver com menos e de uma forma mais consciente, sobre rotinas e pequenos passos que fazem a diferença e ainda sobre o fundamentalismo muitas vezes associado a este tema.

Jornal de Notícias Magazine

A Maria Granel é referida num artigo sobre a problemática do plástico descartável, na Revista do JN. Este artigo surge a propósito da diretiva europeia para suspender todos os plásticos descartáveis das prateleiras dos supermercados e do setor da restauração até ao segundo semestre de 2020. Fala-se de pratos biodegradáveis feitos de farelo de trigo, palhinhas de bambu e cartão e outras alternativas que estão agora disponíveis no mercado e incentivam a um consumo mais consciente.

Fundação Yves Rocher

Artigo no site da Fundação Yves Rocher, em que se apresenta o projeto Maria Granel e os seus conceitos base.

Raízes Mag

Estamos na Raízes Mag à conversa com Leila Teixeira, a fundadora deste projeto que admiramos muito! Falámos das lutas, dos sucessos e das derrotas, da vertente educativa do projeto Maria Granel e também da nossa jornada pessoal no caminho para uma vida com menos desperdício.

Notícias do Parque

Estamos no Notícias do Parque, jornal do Parque das Nações, com o nosso contributo para sensibilizar, durante o mês de julho, os residentes do bairro para o impacto nefasto do plástico (sobretudo, dos descartáveis) nos ecossistemas.

Revista Rua

Com o objetivo de explorar práticas mais sustentáveis para o consumidor, a jornalista Maria Inês Neto veio conhecer o nosso projeto e escreveu sobre ele na Revista Rua.

Recicla, Sociedade Ponto Verde

Estamos no Lado A da revista Recicla, um projeto da Sociedade Ponto Verde inteiramente dedicado à sustentabilidade.

It’s Womb

Entrevista na It’s Womb, um projecto editorial da Kasia e da Maria, com foco no design de produtos ecológicos, éticos e cruelty free.

Greenfest

Participação no Greenfest, o maior evento de sustentabilidade do país, onde se celebra o que de melhor se faz nas áreas do Ambiente, Sociedade, Economia e Cultura. Fizemos parte do painel de oradores com uma conversa sobre dicas Zero Waste, neste que é um evento de partilha de ideias e experiências, que aborda as tendências atuais e que contribui para uma maior visibilidade de projetos e iniciativas de empresas, instituições e cidadãos que se preocupam com o futuro.

Conferência SCIAENA

Participação na Conferência SCIAENA, em Faro, onde fizemos parte do painel de empresas e organizações que lutam contra o uso do plástico.

Urbanista Podcast, Nit FM

A Paula é nossa querida freguesa e entrevistou-nos para o seu podcast a propósito do lançamento dos champôs da Oway, a granel, claro, na loja de Campo de Ourique.

Imagens de Marca, SIC Notícias

Aparecemos no Imagens de Marca, numa emissão que celebra a coragem do espírito criativo português.

Imagens de Marca, SIC Notícias

Recebemos na loja o programa Imagens de Marca, da SIC Notícias, para um especial sobre negócios que protegem o ambiente. Esta é uma edição que mostra como a sustentabilidade foi o mote para, de uma forma criativa, voltar a explorar o conceito de venda a granel.

Jornal Económico

Artigo no Jornal Económico sobre a Maria Granel, desde o lançamento do projeto até aos dias de hoje.

Veja São Paulo

A luta contra o desperdício é tema de capa no Brasil. Esta é uma edição inteiramente dedicada aos eco-empreendedores e às soluções que introduziram no mercado. É uma honra enorme aparecer entre estes projectos europeus!

Fora Journal

Numa entrevista intimista que teve lugar na nossa Mesa, o Fora Journal dá a conhecer a nossa Maria: desde o nascimento da ideia, em 2013, até à abertura da segunda loja, em 2018. Este é um projecto editorial que celebra a cidade de Lisboa, as pessoas, os espaços, a arte e as tendências, “com palavras que complementam imagens e imagens que não vivem sem palavras”.

CPA Summit

Participação na primeira edição do CPA Summit, uma conferência organizada por alunos do Colégio Pedro Arrupe. O tema desta edição incidiu no Futuro: tanto aquele que nos espera como o que é nossa responsabilidade construir. Demos a conhecer a nossa Maria, falámos de redução de desperdício, de consumo consciente e mostrámos algumas alternativas aos descartáveis a esta plateia de jovens que, como nós, quer mudar o mundo.

Green Talks

Participação na segunda edição das Green Talks, no ISCTE, dedicada ao tema “Práticas Sustentáveis”.

SIC Mulher

O programa Z(h)ero, um programa que desenvolvemos com o intuito de ajudar a implementar a filosofia Desperdício Zero na comunidade, em empresas, escolas e outras instituições, em destaque no programa Faz Sentido, da SIC Mulher.

Jornal i

Artigo do Jornal i sobre os novos negócios Zero Waste portugueses.

Notícias de Fafe

A Maria Granel nas páginas do Jornal Notícias de Fafe a propósito do 1º lugar no concurso ao Prémio Terre de Femmes.

National Geographic

Este é um destaque muito especial para nós. A revista National Geographic faz parte do nosso imaginário coletivo, das nossas prateleiras e das nossas vidas. Todos crescemos a olhar, a descobrir e a respeitar mais o mundo através e a partir daquela célebre moldura amarela. Por isso, quando a editora Filipa Coutinho entrou em contacto connosco, ficámos mesmo muito felizes. É para nós uma honra enorme esta referência ao nosso projecto e missão. A National Geographic tem contribuído de forma inestimável para a consciencialização da opinião pública sobre o impacto do plástico nos oceanos. A edição “Planet or Plastic?” foi tão importante no nosso percurso que a levamos sempre connosco para todas as sessões do Programa Z(h)ero! Obrigada por nos ajudarem a espalhar a palavra.

Jornal Serras de Ansião

Menção ao projecto Maria Granel, no Jornal Serras de Ansião, a propósito da atribuição do Prémio Terre de Femmes.

Ambiente Magazine

A Maria Granel na Ambiente Magazine, desta vez num artigo inteiramente dedicado ao nosso projeto e missão.

TSF

Entrevista à Maria Granel na edição de almoço de Nuno Domingues, na TSF (minuto 19).

Expresso de Fafe

Reportagem no Expresso de Fafe sobre a nossa Maria, depois da distinção na décima edição do Prémio Terre de Femmes. O artigo destaca o mérito da visão empreendedora do projeto Maria Granel, acrescentando que são exemplos como estes que podem mudar o mundo para melhor e que se constituem como boas práticas a replicar.

Revista IG

Reportagem na Revista IG, considerada a melhor revista gráfica portuguesa, sobre as três eco-cidadãs de 2019, galardoadas com o Prémio Terre de Femmes pela Fundação Yves Rocher.

Conta Satélite

Estamos no Conta Satélite, programa de rádio da Antena 2, uma rubrica diária da autoria de Luísa Schmidt sobre projetos com relevância ambiental e cívica.

Ambiente Magazine

A Ambiente Magazine, uma revista que dá a conhecer as últimas novidades na área do ambiente, destaca, neste artigo, os três projectos portugueses candidatos ao Prémio Terre de Femmes.

Expresso

Reportagem do Expresso sobre a nossa Maria, depois da distinção na décima edição do Prémio Terre de Femmes. Do nascimento da ideia até à abertura da primeira loja, em Alvalade, este artigo é um passeio não só pela loja mas pela Maria Granel enquanto missão.

Gazeta Rural

A Gazeta Rural, revista quinzenal editada em Viseu sobre o mundo rural, dá destaque à Maria Granel depois da distinção com o Prémio Terre de Femmes, um prémio atribuído todos os anos pela Fundação Yves Rocher a mulheres com projectos na área do ambiente e sustentabilidade.

Semanário Minho Digital

Maria Granel em destaque no semanário Minho Digital, numa peça sobre as três mulheres portuguesas distinguidas com o Prémio Terre de Femmes pela Fundação Yves Rocher.

Mood Magazine

Maria Granel na Mood, uma webmagazine diária, a propósito da distinção na décima edição do Prémio Terre de Femmes, um prémio da Fundação Yves Rocher que todos os anos distingue mulheres com projetos a favor do ambiente.

A Executiva

Projeto editorial que admiramos muito, feito por mulheres sobre mulheres. As empresárias, as empreendedoras, as gestoras, as cientistas, as artistas, enfim, todas aquelas que encontram no trabalho uma fonte de realização pessoal, que sonham e fazem acontecer, que transformam adversidades em oportunidades e dificuldades em desafios. Neste artigo, destaque para o grupo de 3 mulheres portuguesas, do qual temos muito orgulho em fazer parte, distinguidas com o Prémio Terre de Femmes, pelos seus projetos a favor do ambiente.

Revista Grande Consumo

Reportagem da revista Grande Consumo a propósito do primeiro lugar no concurso ao Prémio Terre de Femmes.

Agricultura e Mar Actual

A Agricultura e Mar actual é um projeto levado a cabo por jornalistas independentes, que dá a conhecer pequenas e médias empresas do mundo rural e da economia do mar. Neste artigo a propósito do primeiro lugar no concurso ao Prémio Terre de Femmes, fala-se sobre o uso de plástico descartável, a introdução ao conceito BYOC trazido pela Maria Granel para Portugal e ainda sobre os restantes projectos que foram também galardoados pela Fundação Yves Rocher.

Distribuição Hoje

A revista Distribuição Hoje, uma publicação online dedicada aos sectores da Distribuição e Produção Modernas, destaca a Maria Granel a propósito do primeiro lugar no concurso ao Prémio Terre de Femmes.

JPN

O JPN, um jornal online com base no Porto, refere a Maria Granel a propósito do primeiro lugar no concurso ao Prémio Terre de Femmes.

Revista Must

Artigo da Must, uma revista digital de lifestyle, sobre o primeiro lugar no concurso ao Prémio Terre de Femmes, uma iniciativa da Fundação Yves Rocher que todos os anos distingue mulheres com projetos a favor do ambiente.

Link to Leaders

O projeto editorial Link to Leaders, que dá a conhecer start ups e outros negócios empreendedores, destaca a Maria Granel a propósito do primeiro lugar no concurso ao Prémio Terre de Femmes, uma iniciativa da Fundação Yves Rocher, que todos os anos distingue mulheres com projetos a favor do ambiente.

Look Mag

Artigo da Look Mag sobre a história da Maria Granel, a propósito do Prémio Terre de Femmes, uma iniciativa da Fundação Yves Rocher, que todos os anos distingue mulheres com projetos a favor do ambiente.

O Instalador

A revista Instalador, um projecto dedicado à sustentabilidade, energia e ambiente, destaca a Maria Granel a propósito do Prémio Terre de Femmes, uma iniciativa da Fundação Yves Rocher que todos os anos distingue mulheres com projetos a favor do ambiente.

Shopping Spirit News

A revista online Shopping Spirit destaca a Maria Granel a propósito do Prémio Terre de Femmes, uma iniciativa da Fundação Yves Rocher, que todos os anos distingue mulheres com projetos a favor do ambiente.

Jornal de Notícias

Artigo da jornalista Leonor Paiva Watson sobre a nossa Maria Revolucionária, a propósito do primeiro lugar no concurso ao prémio Terre de Femmes. Esta é uma distinção atribuída todos os anos pela Fundação Yves Rocher a mulheres empreendedoras com projectos a favor do ambiente.

Revista Grande Consumo

A revista Grande Consumo, dedicada aos negócios da distribuição, publicou um artigo sobre a “Guerra ao plástico” , dando destaque ao nosso projeto e missão.

Time Out Lisboa

Francisca Dias Real, Inês Garcia e Renata Lima Lobo dedicam um especial a Lisboa Sustentável e incluem a Maria Granel.

Raízes Mag

Referência à Maria Granel na Raízes Mag, uma revista digital dedicada à sustentabilidade, na secção sobre os projetos pioneiros de redução de desperdício em Portugal. Uma parceria entre Leila Teixeira e Uniplanet.

Elefante de Papel

Artigo no Elefante de Papel, projeto a solo de Rita Ferro Rodrigues, sobre a história e missão da Maria Granel.

EcoolHunter

Segundo episódio do programa EcoolHunter, um projecto de Vanda Jorge, disponível na plataforma Eco Economia Online. Fala-se sobre como é possível – e urgente! – adotar um estilo de vida “plastic free” e “low waste”.

Tribo Mag

A Irmandade do Granel, um grupo de 12 mulheres ligadas pela sustentabilidade, na Tribo Mag. O projeto editorial de Rita Ferro Alvim dedica a edição de Outono à Resiliência.

Público

O P3 falou com quem há anos luta contra o plástico e veio à Maria Granel saber como é possível fazê-lo.

Fundação Francisco Manuel dos Santos

A propósito do novo livro da Fundação Francisco Manuel dos Santos, dedicado ao Desperdício Alimentar, um testemunho nosso para o vídeo de lançamento da obra.

Visão

Reportagem da jornalista Sónia Calheiros, para a Visão, sobre negócios nacionais dedicados a alternativas sustentáveis ao plástico.

Notícias ao Minuto

Artigo do projeto Notícias ao Minuto, sobre a abertura da nova loja, em Campo de Ourique.

Our Positive Planet

Artigo de Maria Pereira, colaboradora portuguesa da plataforma internacional Our Positive Planet, sobre o projecto Maria Granel.

Inês

A Inês é nossa querida freguesa. No seu blogue, dedicou um artigo ao movimento plastic free, e faz referência à nossa Maria como lugar que faz a diferença. Falou da tomada de consciência, das primeiras mudanças de hábitos e deu algumas dicas para inspirar quem quer transitar para uma vida com menos desperdício.

SIC

Reportagem da SIC sobre o movimento lixo zero, incluindo visita à loja e recolha de testemunho sobre a importância de comprar a granel.

Expresso

A propósito do desafio de 40 dias a viver sem plástico descartável, lançado pela Quercus, a jornalista Raquel Albuquerque refere a Maria Granel e o sistema BYOC como exemplos.

Vida Macro

Recebemos na loja o António Barbot e a Sandra Xavier, do projeto Vida Macro, para uma entrevista sobre a Maria Granel.

Expresso

Na rubrica “Vícios”, na revista “E”, a jornalista Ana Soromenho dá destaque à Maria Granel como pioneira em Portugal do desperdício zero.

Network Negócios (RTP)

Entrevista com a jornalista Marta Leite Castro sobre a história, o conceito e a inovação da marca Maria Granel.

No mesmo episódio, entrevista com os parceiros e fornecedores “Eattitude”.

Sapo Lifestyle

A Maria Granel num artigo da Sapo Lifestyle sobre a recuperação do conceito de granel e sua adaptação ao mundo moderno.

Time Out

A propósito da participação de Kathleen Mclaughlin, da Walmart, na Web Summit, sobre empresas e sustentabilidade, a Time Out Lisboa selecionou três sítios em Lisboa para comer e comprar sustentável e a Maria Granel é um deles.

É a Vida Alvim, Canal Q

Estamos no programa É a Vida Alvim, num painel completamente feminino, para apresentar a nossa Maria e falar sobre redução de desperdício.

ESCS Magazine

Reportagem de Ana Saldanha sobre a maria Granel, para a ESCS Magazine, a revista da Escola Superior de Comunicação Social.

Made by Choices

Participação na série “Mais saudável, ecológico e feliz”, um projecto de Vânia Ribeiro, autora do blogue Made by Choices.

Público

Reportagem de Carolina Pescada, inserida na série “Mostra-nos a tua loja”, um projecto de vídeos 360º do Público.

Jornal i

A jornalista Marta Cerqueira refere a Maria Granel num artigo sobre economia circular.

SOL

Reportagem de Marta Cerqueira, no jornal Sol, sobre empresas portuguesas que fazem negócio através do desperdício.

SOL

Reportagem da jornalista Marta Cerqueira sobre a geração milénio e a crescente preocupação relativamente à redução do desperdício.

i9 Magazine

A i9 Magazine escreve sobre a Maria Granel numa edição dedicada à inovação agroalimentar e ao combate ao desperdício.

Time Out

A Maria Granel na Time Out, numa edição especialmente dedicada “a quem passa a vida preocupado com calorias e a quem se está a borrifar para elas”.

Time Out

O reflexo da nossa missão dentro da nossa casa. A Time Out veio espreitar e fotografar o nosso frigorífico: bio, a granel e zerowaste.

Marketeer

Estamos em destaque na Marketeer, numa edição dedicada ao crescimento do consumo de produtos biológicos.

Time Out

Fizemos parte da edição especial de Natal, em versão XL, da Time Out Lisboa, com sugestões de presentes cheios de amor a granel.

De Verde em Poupa

A Maria Moleiro, autora do blogue De Verde em Poupa, dedicou um artigo à nossa Maria no dia em que completámos 1 ano de existência.

As Viagens dos V’s

“Quando se junta a experiência pessoal de uma mãe e o conhecimento técnico de uma enfermeira, o resultado é este”. É assim que Vera Dias Pinheiro e Carmen Ferreira apresentam o canal das Viagens dos V’s, onde partilham dicas e receitas para uma alimentação saudável dos bebés. Neste episódio, a enfermeira Carmen faz uma visita pela loja e sugere alguns produtos que podem ser incluídos nas refeições do bebé.

Time Out

A Maria Granel foi nomeada na categoria “lojas” para os “Love Lisboa Awards”, a edição lisboeta dos prémios que a Time Out promove em todo o mundo.

Hipersuper

Um exclusivo de Ana Catarina Monteiro, sobre o projeto Maria Granel, para o Hipersuper, um jornal de negócios para profissionais da distribuição e produção.

Revista Recicla

Estamos na edição de Abril, Maio e Junho da Revista Recicla, na secção Tendências Eco. A reportagem é de Nelma Viana, que tão bem juntou as palavras para explicar o nosso propósito e missão.

NOS

Estamos na lista de Casos de Sucesso da NOS, um projeto onde empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios.

Time Out

A Time Out fez um roteiro “Lisboa saudável” onde inclui a Maria Granel.

Expresso

Estamos nas páginas da revista “E”, do jornal Expresso, na rubrica “Vícios”. O artigo é de João Miguel Salvador, com fotografia de Mário João, e apresenta a Maria Granel como um exemplo de consumo sustentável, num “regresso ao passado”, para “viver o amanhã como dantes”.

A Portuguese Affair

A Catarina, autora do blogue A Portuguese Affair, vive nos EUA, mas segue muitas vezes o coração e as saudades de volta a Portugal. Numa das últimas visitas, descobriu a Maria Granel e escreveu sobre a nossa Maria no seu blogue.

Saber Viver

Referência à Maria Granel na edição de Abril da Revista Saber Viver, uma edição dedicada ao ambiente, com dossiês muito completos sobre cosmética natural, moda e têxteis orgânicos, hortas urbanas, hotéis ecológicos e comércio sustentável.

Revista Comer

Reportagem na Revista Comer sobre a Maria Granel enquanto primeira mercearia biológica em Portugal. O texto é de Sofia Fernandes com fotografia de Daniela Sousa.

Time Out

Estamos na secção Dois por Um da Revista Time Out.

Novos Negócios, Económico TV

Estamos em entrevista com a jornalista Sandra Xavier, para o Novos Negócios, programa do canal ETV.

Time Out

A revista Time Out Lisboa fez um roteiro pelas melhores lojas e mercados bio da cidade e incluiu a Maria Granel. O artigo é de Cláudia Faria.

Expresso

A Maria Granel num exclusivo do Expresso sobre o bairro de Alvalade. A reportagem é de Bernardo Mendonça com fotografia de Mário João.

Rua de Baixo

Artigo de Beatriz Honório, sobre a abertura da primeira Maria Granel, no Rua de Baixo, um projeto editorial dedicado à cultura e ao lifestyle.

Máxima

Estamos nas paragens obrigatórios sugeridas pela Máxima para 2016.

Exame

Estamos na Exame, suplemento da Visão, pela voz de Joana Madeira Pereira e Catarina Nunes, numa edição sobre os negócios da comida saudável.

Renascença

“Uma viagem no tempo”, emissão de Renato Duarte, nas manhãs da Renascença, a propósito da abertura da primeira loja em Alvalade.

Flfrevista

A jornalista Sara Pelicano escreve sobre a Maria Granel na revista Frutas, Legumes e Flores.

Erva Cidreira

Estamos no blogue da nossa querida Raquel, num texto sobre a sua primeira visita à loja.

Evasões

Estamos na edição de Janeiro da Revista Evasões, num artigo de João Miguel Simões a propósito do ano internacional das leguminosas. A Maria Granel é mencionada por contribuir para voltar a introduzir as leguminosas, de forma saudável e sustentável, na alimentação dos portugueses.

Visão

Estamos no suplemento S7te, da Visão, num artigo de Inês Belo, que faz o roteiro para ir às compras como antigamente.

Elle

A Elle refere a Maria Granel numa peça sobre novos e bons espaços onde toda a comida é 100% orgânica.

Voltar à Terra

Estamos no blogue da atriz portuguesa Anabela Teixeira. O Voltar à Terra é um blogue sobre alimentação biológica, hábitos mais ecológicos e sustentáveis, consumo responsável e outros tantos temas que se encontram numa única missão: sensibilizar para um consumo responsável e consciente, que contribua para a redução do desperdício e, como tal,  para a sustentabilidade do planeta.

Evasões

Na edição que apresenta as 12 resoluções para um ano em grande, a jornalista Marlene Rendeiro escreveu sobre a Maria Granel, na secção “Lojas, peças e outras sugestões”.

Saber Viver

A Maria Granel é sugerida pela jornalista Rita Caetano nas “sugestões para provar este mês”.

Saliva

O projecto Saliva, cujo objetivo é partilhar prazeres que merecem ser descobertos e capturar sabores esquecidos ou simplesmente perdidos no tempo, refere a Maria Granel a propósito da abertura em Alvalade.

Minuto Verde, RTP

A Maria Granel no Minuto Verde, uma rubrica do Bom Dia Portugal, em parceria com a Quercus, com duração de 1 minuto e cujo objectivo é aconselhar o cidadão a adotar práticas mais sustentáveis.

Máxima

A Maria Granel no roteiro lifestyle da Revista Máxima.

TVI

Reportagem sobre a Maria Granel no Você na TV, TVI.

Revista Comer

Artigo na Revista Comer sobre a abertura da Maria Granel em 2015, em Alvalade.

Visão

Luísa Oliveira escreve sobre a abertura da primeira loja, em Alvalade, destacando a introdução do conceito BYOC em Portugal bem como a sensibilização para um estilo de vida mais sustentável.

Vogue

A jornalista Rosário Mello e Castro escreve sobre o projecto Maria Granel numa edição dedicada ao Poder Feminino.

Conexão Lusófona

O projecto conexão lusófona refere a Maria Granel a propósito da abertura da primeira loja, em Alvalade.

Público

Reportagem de Cláudia Carvalho Silva, no Público, sobre a abertura da Maria Granel enquanto primeira mereceria biológica a granel em Portugal.

Observador

Reportagem de Tiago Pais, no Observador, sobre a abertura da Maria Granel enquanto primeira mercearia biológica a granel em Portugal.

 

À Descoberta do Meu Bairro

Artigo no blogue À Descoberta do Meu Bairro na semana de arranque do projeto Maria Granel.

Time Out Lisboa

Reportagem da Time Out a propósito da abertura da Maria Granel enquanto primeira mercearia biológica a granel em Portugal. O artigo é de Mariana Morais Pinheiro com fotografia de Gonçalo F. Santos.

Velud’arte

A Neusa escreveu sobre nós no seu blogue a propósito da abertura da primeira loja, em 2015, em Alvalade.

Todas as semanas, fazemos questão de publicar as fotografias dos nossos produtos e da nossa loja que os nossos “queridos fregueses” (é assim que lhes gostamos de chamar, porque para nós são os melhores fregueses do mundo!) partilharam nas suas redes sociais, através do hashtag #mariagranel.

No images found!
Try some other hashtag or username