Receita do mês: “espim basmática”

Receita do mês: “espim basmática”

O ingrediente secreto: uva espim

Ao entrar na loja, uma nova tonalidade vermelha grita por nós. Vinda do Irão trazendo na bagagem cheia de receitas recheadas de segredos, apresentamos a pequena uva espim!
Uma pequena baga que cresce por todo o mundo, mas que encontra nas terras iranianas as condições preferidas para ser cultivada. Salpica de cor e acidez vários pratos que, embora tradicionais, são cheios de segredos, guardados ao longo de gerações, que nem a uva espim nos revelou.
Disponíveis na loja desidratadas, o seu aspecto assemelha-se a uma passa, mas vermelha e ácida como o arando.
Podem ser colocadas de molho durante 10 a 15 minutos e de seguida cozidas ou salteadas com ingredientes a gosto. Seca e triturada com sal ou outros condimentos de eleição, torna-se uma espinposa opção para temperar saladas e outros pratos frescos de verão!

 

 

A receita

Espim Basmática

No Irão o arroz é protagonista ao lume, misturado com especiarias e outros tesouros da terra como a uva espim, servido no centro da mesa, raramente desempenha um papel secundário. Servida quente e crocante ou solta e fresca, a Espim Basmática é uma mistura de cores e sabores do Irão para salpicar as mesas portuguesas este verão.
INGREDIENTES
1 copo arroz basmati com curcuma e gengibre
2 copos água
sal a gosto
MODO DE PREPARAÇÃO
Cozinhar a alta temperatura até levantar fervura. Reduzir para lume brando, cobrir a panela e deixar cozinhar durante 13 a 15 minutos. Deixar o arroz descansar durante 5 minutos e soltar com um garfo.
– caramelizado de uva espim
2 cebolas médias
1 copo água
1⁄2 copo sumo de laranja
1⁄2 copo açúcar de côco
1 copo uva espim
Cozinhar todos os ingredientes, exceto a uva espim, a lume médio/baixo até a cebola caramelizar. Adicionar a uva espim e deixar cozinhar até bem envolvida com a cebola. Adicionar o arroz cozinhado e envolver bem.
– salpicos finais
raspa de 1 laranja
menta
1 laranja, cortada em cubos
caju tostado
Para um toque fresco e crocante, adicionar ao arroz e ao caramelizado um pouco de menta picada, cubos e raspas de laranja fresca e caju tostado.

 

 

Até já!

Criatividade ao lume

Deixar comentário

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.