Receita do mês: “salsa di spirulina”

Receita do mês: “salsa di spirulina”

O ingrediente secreto: spirulina

Há 3.5 biliões de anos, as algas verdes e azuladas contribuíram para criação da atmosfera para que outras formas de vida pudessem evoluir. Desde então têm regulado a biosfera do nosso planeta. O interesse e redescoberta do valor de algas como a spirulina representam um retorno às origens da vida. 

A spirulina floresce naturalmente em lagos de água alcalina por todo o mundo. Registos históricos documentam a sua recolha e consumo por antigos povos africanos, asiáticos e mexicanos. Conscientes do seu valor nutricional, estes povos recolhiam e secavam ao sol as algas verdes dos seus lagos, misturando-as com comida e água ou cozinhando-as com pão. 

Popularizou-se nos últimos anos, sendo saudada como um superalimento devido à sua alta concentração de vitaminas, minerais, proteína completa e propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Para além de eliminar toxinas e contribuir para o equilíbrio da flora intestinal, a spirulina é uma grande aliada do sistema imunitário e o seu consumo regular ajuda a restaurar e a revitalizar a nossa saúde. 

Misturada em shots, batidos, gelados e barras energéticas, o seu sabor e cheiro são tão intensos como a sua cor. O seu azul esverdeado puro é um tom único que decora e oferece um toque de fantasia e magia natural a qualquer criação ao lume!

A receita

Salsa di Spirulina 

Este mês a nossa sugestão ao lume é uma mistura de sabores da terra e da água! Uma palete de verdes escuros refrescantes para barrar no pão e regar legumes grelhados e saladas. 

A hortelã traz sempre consigo ares frescos, a salsa e os coentros, as raízes e a energia da terra; a spirulina, a riqueza das águas. O sumo de limão, o azeite e o sal equilibram, temperam e fazem a mistura escorrer e deslizar. 

As quantidades ficam ao gosto de cada, apenas alertamos para terem especial cuidado ao adicionar a spirulina – façam-nos sempre às colheres de chá, até que se sinta a sua intensidade, mas sem se sobrepor aos outros sabores. Os restantes ingredientes são uma sugestão e incentivamos substituições a gosto. Bom proveito! 

INGREDIENTES

Hortelã, a gosto

Coentros, a gosto

Salsa, a gosto

Spirulina, a gosto 

Sumo limão, a gosto

Azeite, a gosto

Sal, a gosto 

MODO DE PREPARAÇÃO

1 – Esmagar e envolver todos os ingredientes num almofariz ou triturar os mesmos num processador de alimentos. 

2 – Servir e degustar a gosto e com amor!

 

 

Até já!

Criatividade ao lume

Deixar comentário

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.