Um julho para a vida toda

Um julho para a vida toda

Plastic Free July

A campanha #plasticfreejuly , criada pela Plastic Free Foundation, é uma iniciativa internacional que mobiliza milhões de pessoas em todo o mundo para assumir o desafio e o compromisso de reduzir o consumo de descartáveis (uso único) ao longo de um mês – julho.

Tudo começou em 2011, graças a Rebecca Prince-Ruiz, que iniciou o movimento na sua cidade, na Austrália, contagiando a sua comunidade, o governo local e, a partir daí, nos anos seguintes, o país inteiro e o mundo.

Impacto gerado

No ano passado participaram 250 milhões de pessoas em 177 países diferentes Os participantes conseguiram reduzir os resíduos domésticos em 5% em média, contribuindo para um total de eliminação de 820 milhões de quilos de resíduos plásticos em todo o globo. 9 em cada 10 pessoas transformaram algumas mudanças em hábitos para a vida toda.

Fonte: Relatório Anual Plastic Free July. Consultar aqui.

Faz sentido em plena pandemia aderir a este desafio?

Em quarentena – porque passámos mais tempo em casa e na cozinha – percebemos (em alguns casos, pela primeira vez) a quantidade de lixo gerada, a quantidade de desperdício produzida. E quando conseguimos ver o impacto que causamos – quando o invisível se torna visível – mudamos de comportamento. (Elise Amel) 

Revemo-nos totalmente neste artigo da BBC Future Planet precisamente sobre este assunto: pandemia e sustentabilidade, como esta experiência pode acelerar a “transição ecológica” da sociedade. 

Por outro lado, parece-nos importante, antes de partir para este desafio, fazer algumas ressalvas: sabemos bem que há descartáveis que estão a salvar vidas e que são instrumentos de sobrevivência e, como tal, são essenciais. Sabemos também que há situações neste momento crítico em que não há alternativa – nem pode haver – é uma questão de saúde pública. Esta não é uma cruzada antiplástico, reconhecemos o papel e a importância deste material. E também sabemos que a sustentabilidade é bem mais abrangente do que a questão dos resíduos e dos plásticos descartáveis. 

A nossa intenção é partilhar pequenos gestos para que juntos possamos REPENSAR e REDUZIR, sempre que possível, o nosso CONSUMO.

Como participar?

A Maria Granel orgulha-se de participar neste desafio desde 2017. Queremos continuar a sensibilizar a comunidade para o problema e a mostrar alternativas, usando a força da nossa comunidade.
 

Em 2019, conseguimos juntar mais 60 pessoas, que deram a cara num pequeno vídeo, partilhando os gestos e mudanças que colocaram em prática. Podem consultar todos os vídeos na nossa IGtv. Este foi o primeiro de 55.
 

Em 2020, voltamos a desafiar  a nossa comunidade querida a DAR A CARA por esta causa. Para isso, convidámos pessoas de todas as áreas e idades (especialistas; cientistas; figuras públicas; jovens; crianças; empreendedores; artistas; ativistas; queridos fregueses;…); algumas já começaram a sua caminhada de redução; outras querem muito começar – e isso é o que verdadeiramente nos interessa: a vontade de fazer a diferença e inspirar os outros com esse exemplo. Um julho para a vida toda!
 

Assim, além do post diário e dos materiais informativos que vamos, como de costume, publicar aqui (1 por dia ao longo de todo o mês), convidámos pessoas que são para nós muito especiais a partilharem em formato vídeo o seu testemunho de adesão à campanha e o que já recusam ou pretendem recusar. 
 

E porque cada exemplo conta, inspira e faz a diferença, queremos muito ter-vos desse lado connosco neste julho com menos descartáveis . Podemos contar convosco?
 

Caso alinhem, é só  escolher algum dos itens/ideias que vamos partilhar (ou não; podem falar simplesmente em geral da iniciativa e dos motivos que vos levam a fazer o compromisso; ou somente registar o compromisso – o que fizer mais sentido para, claro!) e gravar um pequeno vídeo ou fazer um post ou “story” com esse compromisso. O importante é mesmo #daracara e contagiar pelo exemplo. Depois, é só publicar (feed ou stories) usando os hashtags #plasticfreejuly #mariagranel #daracara . Nós vamos estar atentos e republicar nas nossas stories os vossos exemplos. 
 

Juntam-se a nós?

Deixar comentário

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.