Estás a tentar reduzir o desperdício e gostavas de experimentar os champôs sólidos, mas ainda não estás completamente convencid@? Foi a pensar em ti que convidámos a Catarina Nobre, fundadora da Musa Cosmética Natural, nossa parceira de revolução, para nos contar como podemos cuidar do nosso cabelo e, em simultâneo, poupar o ambiente com os champôs sólidos

 

champôs

 

A Musa é uma marca nacional de produção de saboaria artesanal e cosmética natural, sediada no Fundão. Desde 2017 produz produtos para corpo, rosto, cabelo e lábios com matérias-primas de origem natural : “Cabe-nos um pouco a nós, marcas, educar e deseducar o mercado. Isto quer dizer, mostrar as valências dos produtos naturais e evidenciar que são a melhor opção”, comenta Catarina.

 

2021MUSA 008

 

 

Uma das preocupações da marca é desmistificar a cosmética natural - o processo de seleção das matérias-primas, produção e eficácia dos produtos, sobretudo, na gama dos champôs sólidos.

Unimos a boa disposição e experiência da Musa às principais perguntas que nos fazem em relação aos champôs sólidos no resultado que podes conferir a seguir: 

1- Principais diferenças entre os champô sólido e os convencionais?

A mais notória das diferenças está na apresentação dos champôs sólidos, com o seu formato em barra. Sob a ótica da experiência sensorial e funcional, ambos proporcionam a limpeza, hidratação, brilho e outros benefícios para o cabelo e o couro cabeludo. 

No caso dos champôs ecológicos (biodegradáveis), como é o caso dos da Musa, há um compromisso na seleção das matérias-primas, ao garantir que elas sejam de origem natural e que respeitem os recursos da natureza. “O nosso objetivo quando formulamos um produto é que qualquer pessoa o possa usar, sem sentir diferenças para os mais comerciais. Em termos sensoriais conseguimos garantir a mesma experiência - temos aroma e espuma!”, explica Catarina.



2- O que faz um champô ser sólido?

O que garante a forma sólida dos champôs é a menor utilização da água no processo de produção. Enquanto os champôs líquidos convencionais levam cerca de 60 a 80% de água, nos sólidos essa quantidade é de apenas 10%. 

 

musa 2

 

3- Quais as principais vantagens de um champô sólido (ecológico)?

  • Para produzir um champô sólido são necessários cerca de 6 ml de água, enquanto para o líquido essa quantidade é de 40 ml.
  • O champô sólido pode durar até três vezes mais do que o líquido convencional.

“O fato de os champôs sólidos durarem mais está ligado ao não desperdício do produto, já que a sua aplicação dá-se com a passagem do champô pelo cabelo. Assim, não há o risco de “escorrer”, explica, Catarina.

  • Os champôs sólidos não precisam de embalagens plásticas, são perfeitamente acomodados em caixas de papel, que no caso da Musa, podem ser devolvidas para serem reutilizadas.
  • A versão sólida ocupa menos espaço, facto que contribui para a otimização do transporte dos produtos e para que as emissões de CO2 envolvidas com essa operação sejam seis vezes menores. 



musa vantagens

 

 

4- De onde vêm as matérias primas dos champôs da Musa?

Catarina explica-nos que privilegiam os recursos produzidos o mais próximo possível da fábrica, o que minimiza a sua pegada ecológica e fortalece a produção local. “É claro que nalguns casos não conseguimos manter essa lógica, o coco é um exemplo, não temos palmeiras. Mas tirando o que o nosso país não tem naturalmente, procuramos incorporar o que temos aqui perto”, diz ela. 

Além das matérias-primas dos produtos, a Musa estimula a comunidade à sua volta com algumas iniciativas como o aproveitamento de excedentes têxteis e de serralheria que são base para produtos como fitas e discos desmaquilhantes, discos nécessaires e saboneteiras.

 

5- Qualquer pessoa pode usar os champôs sólidos da Musa?

Sim, a partir dos 3 anos de idade, qualquer pessoa pode usar os champôs sólidos. Basta escolher o produto mais indicado para o tipo de cabelo - normal, seco, oleoso e sensível. 

 

6- Como usar?

A forma mais eficaz e vantajosa, economicamente, é aplicar o champô sólido diretamente no couro cabeludo junto da raiz, dessa forma não há desperdícios e o produto pode ter a sua vida útil prolongada.

 

7- Quais os principais impactos socioambientais envolvidos na utilização dos champôs sólidos da Musa? 

  • Em 2021 foram utilizados 214 litros de água na produção dos produtos (champôs e outros);
  • Evitou-se cerca de 4 kg de plástico em embalagens;
  • A marca tem desenvolvendo mecanismos de logística reversa, o que tem permitido a devolução de embalagens e cordões para serem reaproveitados.

“Estamos a trabalhar para ganhar escala nesse aspeto. Para já, as pessoas podem enviar-nos, via correio, as caixas e fitas utilizadas. Inclusive, se tiverem 14 caixas ou mais, conseguimos recolher sem custo adicional para o cliente”, explica Catarina. 

 

2021MUSA 088

 

 

Mais sobre a Musa  

Tendo ao leme da empresa a Catarina Nobre, formada em design multimédia, a história da Musa confunde-se com as próprias experiências vividas pela sua fundadora. “O nascimento da Musa foi completamente ocasional, ou destino. Conheci a cosmética por meio de uma amiga que me convenceu a participar de um workshop de sabonetes. Fiquei muito curiosa e com vontade de experimentar diferentes formas de chegar a produtos o mais natural possível. Nesse período vivia num quarto e ele tornou-se uma verdadeira estufa de experimentação”, relembra Catarina. 

 Em 2016, Catarina teve a oportunidade de participar do programa televisivo, Shark Tank, que dá espaço a pequenos empreendedores apresentarem as suas ideias e produtos para um painel de investidores. E o que era apenas uma experiência começou a estruturar-se como empresa. No final de 2017, início de 2018, nasce a marca Musa.

Uma outra curiosidade sobre a Musa é o seu próprio nome, escolhido para simbolizar todo o compromisso assumido pela marca, desde o dia zero. “ Musa é um ser mitológico que influencia quem o invoca. A nossa musa é a natureza. É a ela que vamos buscar todos os nossos ingredientes, aromas, texturas… O nosso slogan - Inspires Beauty (Inspira Beleza) fecha todo o conceito e eleva a Musa a tornar-se uma marca inspiracional e aspiracional”, finaliza Catarina.

Esperamos que com essa entrevista inspiradora pelo mundo dos champôs sólidos tenhamos conseguido responder às tuas perguntas. Caso ainda tenha ficado alguma, é só procurar-nos, teremos todo o gosto em ajudar!

Até já!