Fondue de queijo vegan
Mais um mês, mais uma receita da plataforma Criatividade ao Lume em exclusivo para a Maria Granel.

Cada receita tem a sua história

Nos últimos anos, muitas foram as pessoas que se reuniram e usaram a sua criatividade contra o desperdício alimentar, um tema abordado com muito amor na Maria Granel.

No entanto, durante o século XIX e o século XX a criatividade ao lume foi uma ferramenta essencial de sobrevivência perante a escassez de alimentos vivida por muitos, especialmente durante e após primeira e segunda guerras mundiais. Vários pratos, hoje considerados tradicionais, como a açorda portuguesa e o molho de carne inglês, nasceram como uma necessidade de aproveitamento dos poucos recursos alimentares.

Durante os rigorosos Invernos suíços a escassez de vegetais e frutas frescas resultou num prato tradicional suíço que hoje aquece as noites mais frias pelo mundo fora, o fondue. Os pastores alpinos eram quem mais sofria na população suíça, tendo pouco acesso a alimentos para além do leite, queijo e pão, alimentos que facilmente secavam e apodreciam. Derreter queijo com álcool foi a solução que encontraram para se manterem quentes, para impedirem o queijo de se estragar e para, ao mesmo tempo, reutilizarem o pão velho e seco.

Tradicionalmente é uma mistura de queijos temperados com kirsch (um destilado de cereja tradicional) noz moscada, pimenta e vinho branco, aquecidos numa panela própria, chamada caquelon, previamente barrada com alho esmagado. Aquecido lenta e continuamente numa base com uma lamparina, permitindo uma refeição mais prolongada, relaxada e bastante agradável. Os fourchettes são os garfos longos e finos usados para mergulhar o pão ou outros acompanhamentos no fondue.

“La fondue crée la bonne humeur!” é uma frase muito utilizada e que descreve na perfeição o motivo da nossa paixão por fondue. É tradicionalmente servido durante o Inverno e partilhado de uma forma descontraída e divertida entre amigos e família. Mergulhar e ver a mistura do fondue a cobrir o pão enquanto lentamente giramos o garfo antes de o levar à boca é um ritual com o qual nos deliciamos anualmente junto de quem mais gostamos.

Com o frio do Inverno a teimar para ir embora, este mês decidimos dar continuidade à criatividade suíça e recriamos esta receita com ingredientes à nossa medida e com o desperdício muito em conta. Esperemos que se deliciem tanto quanto nós!

Fondue ao Lume from Criatividade ao Lume on Vimeo.

Ingredientes

210g caju tostado
15g levedura nutricional
35g farinha de araruta
65g sementes de sésamo
5g alho em pó
5g noz moscada em pó
5g curcuma em pó
4 copos de água
Preparação

1 – Triturar todos os ingredientes secos juntamente com a água numa liquidificadora, processador de alimentos ou robot de cozinha, na velocidade máxima, até se formar uma mistura homogénea em cor e textura.

2 – Verter a mistura para um tacho.

3 – Aquecer a mistura em lume brando, mexendo sempre com uma colher até engrossar.

4 – Temperar a gosto com sal e pimenta, adicionar entre 1 a 2 copos extra de água e continuar a mexer até a mistura adquirir uma consistência homogénea e cremosa, mas não demasiado líquida.

5 – Servir com acompanhamentos à vossa medida e manter o tacho quente ao longo da refeição.



O pão é tradicionalmente cortado em pequenos cubos de 2 a 3 centímetros e por vezes tostado no forno, mas a lista de possíveis acompanhamentos não fica por aqui. Para além do pão tradicional, o nosso acompanhamento de eleição são batatas assadas bem pequeninas. Para uma refeição de fondue mais completa vegetais frescos ou no forno, como cogumelos e tomates cherry, e fruta fresca ou cozinhada, como uvas e maçãs, também são excelentes opções.

Se preferirem substituir a água por uma bebida alcoólica como o vinho branco, cerveja ou licor, é importante fervê-la primeiro em lume médio, antes de gradualmente adicionar a mistura.

Caso não tenham um conjunto de fondue em casa não desanimem! Podem usar qualquer tacho ou panela e um rechaud ou placa eléctrica à vossa escolha a uma temperatura baixa para manter o fondue aquecido e garfos normais ou pauzinhos para servir!

Até já!

Criatividade ao Lume