Hoje, 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água, criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1993, com o objetivo de chamar a atenção para os principais desafios e potenciais alternativas ao uso desenfreado desse elemento, que é renovável, mas finito. 

Não é novidade que os recursos hídricos do planeta enfrentam uma ameaça sem precedentes. Atualmente, cerca de 2,2 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável e 4,2 mil milhões vivem sem saneamento adequado (Fonte: ONU). Face a estes números, é essencial continuar a incorporar alguns hábitos de consumo consciente de água: lavar os dentes com a torneira fechada, reduzir o tempo no banho, reaproveitar a água do banho para regar as plantas,... Todas essas atitudes ajudam a evitar o desperdício deste recurso natural. 

A água que não se vê

O conceito de pegada hídrica, introduzido pelo professor Arjen Y. Hoekstra em 2002, é uma ferramenta que calcula a água necessária para a produção de bens e serviços relacionados ao consumo. 

A pegada pode ser calculada para uma pessoa, um processo, toda a cadeia produtiva, para uma empresa ou um país. A metodologia fornece dados importantes para que as empresas entendam os seus riscos de negócios relacionados com a água, para que os governos entendam o papel da água na sua economia e para que os consumidores saibam quanta água está oculta nos produtos que usam. Aliás, a partir do momento em que conhecemos a quantidade de água que é necessária para produzir tudo aquilo de que precisamos no dia a dia, muito possivelmente, na próxima compra teremos (no mínimo) mais consciência  do nosso impacto sobre a manutenção deste bem tão precioso. 

 

Pegada hídrica de alguns produtos


1

Podes descobrir mais sobre a água que está oculta no nosso dia a dia na plataforma colaborativa  - Water Footprint Network, uma ferramenta que calcula a nossa pegada hídrica individual. Basta aceder à página e preencher os dados solicitados. 

 

calculadora

 

Outros dados que impressionam

De toda a água que existe no planeta:

  • 97% é salgada e está concentrada nos oceanos; 
  • 3% é doce. Desta, 77% estão no gelo e calotas polares, 22% estão nos aquíferos subterrâneos e apenas 1% está nas reservas superficiais: rios, lagos e outros reservatórios. (Fonte: The United Nations World Water Development Report,2003).

 

Já em Portugal:

  • Estima-se que a utilização de água seja aproximadamente de 52 m³ por pessoa, anualmente;
  • Assim como na maior parte dos países mediterrânicos, o uso da água na agricultura, indústria e para fins energéticos representa ⅔ do consumo total da água;
  • O país ocupa o 6.º lugar do ranking mundial da Pegada da Água, entre 151 países, entre os que apresentam uma pegada hídrica mais elevada por habitante;
  • Mais de metade da pegada hídrica portuguesa é externa, oriunda dos produtos agrícolas importados, principalmente de Espanha.                                                                                                                                                                                                                                                                         Fonte: Relatório Planeta Vivo 2008 da WWF

 

Datas como o Dia Mundial da Água pretendem sensibilizar a importância e a urgência de conservarmos os recursos naturais. 

Sonhamos com um futuro em que não seja mais necessário recorrer a datas específicas para celebrar o que a natureza nos oferece abundantemente. Que possamos fazer a nossa parte e ser uma “gotinha” neste vasto oceano.

Feliz Dia da Água!



Fontes: Organização das Nações Unidas, The United Nations World Water Development , WWF Portugal, Water Foot Print e Instituto Akatu.