O maior movimento ativista da moda já tem data para acontecer. De 18 a 24 de abril, o Fashion Revolution Week volta a unir esforços para informar, repensar, e incentivar a criação de um sistema de moda socialmente justo e ambientalmente responsável em várias partes do mundo.

Junta-te a nós nos eventos presenciais e online!

 

273741652 5072283566125757 8923149817035596037 n

 

Durante a Semana da Revolução, mais de 90 países estarão comprometidos em promover ações e fomentar reflexões sobre as transformações necessárias e urgentes para a indústria da moda. Consumidores, marcas, produtores, universidades e jornalistas defenderão, pelo 9º ano consecutivo, uma moda mais consciente e que protege vidas e ecossistemas. 

Esta é a missão do movimento mundial Fashion Revolution, fundado após o desmoronamento do edifício Rana Plaza (Bangladesh), em 2013. O local albergava um grande número de fábricas têxteis, para as quais trabalhavam cerca de 5 mil pessoas, na sua maioria mulheres. Com o acidente, 1.138 pessoas morreram e outras centenas ficaram feridas, fazendo deste o quarto maior desastre industrial da história. 

 

Fashion Revolution em Portugal

Há oito anos que Portugal marca presença ativa na Fashion Revolution Week, graças a Salomé Areias, especialista em comportamentos do consumo. Após testemunhar o nascimento do movimento em Inglaterra, Salomé decide ancorar essa missão em Portugal e funda uma associação sem fins lucrativos que ativa as campanhas do movimento global a nível nacional, organizando eventos para difundir informação e apelar à produção e consumo mais conscientes. Mercados de troca, workshops, conversas, sessões onde algumas empresas apresentam, de forma transparente, os seus processos internos são apenas algumas das iniciativas já promovidas em Portugal durante a Fashion Revolution Week. 

 

whoCampanha 2021: Catarina Barreiros e Mist

 

“Cada ano que promovemos o evento vibramos com as transformações que estão a ocorrer. Por exemplo, as páginas do Fashion Revolution Portugal receberam no ano passado mais de mil novos seguidores, o que confirma o real interesse da comunidade na temática. Outra surpresa foi a quantidade de marcas que participaram através de campanhas próprias, criação de conteúdos e vídeos!, conta-nos, Salomé.

A edição de 2022 é aguardada com muito entusiasmo, já que os eventos voltarão a acontecer presencialmente em Lisboa e no Porto. 

Save the Dates!



programacao E

Se não conseguires juntar-te aos eventos fisicamente, podes participar onde quer que estejas com o Guia Get Involved

Fashion Revolution Week 2022: O Poder da Moda do Dinheiro

O mote da campanha para 2022 é - O Poder da Moda do Dinheiro. Na prática, o convite consiste em percebermos que os padrões de consumo rápido (seja ele da moda ou de outro setor) adotados pela nossa sociedade estão longe de serem sustentáveis. 

Os processos de produção não são transparentes. Não sabemos quem produz as peças que compramos, desconhecemos as condições de trabalho dessas pessoas e tão pouco sabemos a forma como as matérias-primas são obtidas, aspectos que dificultam (e muito) o nosso poder de decisão. 

“Não existe moda sustentável sem remuneração justa. Ao entrarmos no nosso nono ano, voltaremos ao nosso núcleo, expondo as profundas desigualdades e abusos sociais e ambientais nas cadeias de suprimentos da moda. Da distribuição desigual de lucros, à moda rápida e facilmente descartada, aos desequilíbrios do poder que negam a inclusão. Por outro lado, novos designers, pensadores e profissionais inspiradores em todo o mundo estão desafiando o sistema com soluções e modelos alternativos. A Fashion Revolution Week é tudo isso, examinando e celebrando a moda, globalmente e localmente, onde quer que você esteja”, Orsola de Castro, Cofundadora e Diretora Criativa Global, Fashion Revolution. 

Um dos principais objetivos dessa edição é estabelecer os alicerces necessários para assentar as novas leis sobre o salário mínimo para os envolvidos nas cadeias produtivas. 

Paralelamente a isso, as marcas serão incentivadas a mudarem o seu foco de crescimento exponencial baseado nos modelos extrativistas e, os consumidores, por sua vez, serão sensibilizados a examinarem o valor real do que compram e vestem. 



Amar a roupa pode ser o primeiro passo para um consumo mais consciente

Normalmente cuidamos e protegemos aquilo que conhecemos e amamos. É provável que, se soubéssemos, verdadeiramente, todo o percurso que as nossas peças fazem até chegarem às nossas mãos, possivelmente teríamos uma outra percepção delas. 

Independentemente de termos acesso ou não às informações da cadeia produtiva, podemos adotar alguns pequenos gestos que prolongam a vida útil das nossas roupas, e assim, evitamos, sempre que possível, de comprar novos artigos. 

 

1- Rasgou? 

Um simples rasgo pode ser o motivo de irmos às compras. Consertar aquilo que já não está em boas condições pode ser a diferença entre comprar ou não uma nova peça. 

Em vez de descartamos, consertar e prolongar a vida das coisas.

 

detalhe das maos de uma costureira senior costurando um pano para fazer uma peca de roupa em sua oficina 156252 2972Imagem: divulgação



2 - Manchas e nódoas resistentes?

Outro aspecto que pode inutilizar as nossas roupas são as manchas. A boa notícia é que elas têm solução, basta utilizar o produto certo. 

O percarbonato de sódio, além de eficiente no combate às manchas mais resistentes, é totalmente biodegradável. 

Para uma lavagem na máquina: Junta uma colher de percarbonato ao detergente ou na zona de pré-lavagem da gaveta do detergente.

Manchas mais resistentes: Faz uma pasta com 1 colher de sopa de percarbonato de sódio e duas colheres de água e esfrega com uma escova. Deixa atuar por pelo menos meia hora e depois lava a roupa normalmente.

 

percabonato de sodio blanqueador ropa ecologico 5

 

 

3- Desodorizantes para roupas? Temos!

Não há necessidade de lavarmos as roupas com tanta frequência. Podemos preservar os tecidos e as fibras com a ajuda de um desodorizante (super simples e eficaz):

Basta misturar num frasco vaporizador, um pouco de vodca (o álcool neutraliza os odores) com algumas gotas do teu óleo essencial preferido. E já está! 

Aplica o desodorizante nas roupas, de preferência, ao final do dia, para que possa secar durante a noite.

 

DesodorizanteCaseiro1 1024x1024 Cristina VazFoto: Cristina Vaz

 

Nota: O bom e velho truque de estender a roupa ao sol continua a funcionar!

 

Boa Fashion Revolution Week, que seja um momento de transformAção!

Juntos por um novo sistema de moda regenerativo, restaurador e revolucionário! 

Agora é a hora!