Aproximamo-nos do inverno, estação que nos convida a diminuir a energia expansiva do verão para iniciar um processo de recolhimento e aquecimento do nosso corpo. Os chás e as infusões são fortes aliados para aquecermos o nosso sistema nos meses mais frios. Já agora, podem descobrir as principais diferenças entre os chás e infusões aqui

Já que o assunto é esta bebida milenar, ninguém melhor para convidarmos novamente para uma conversa, do que a Sommeliér de chá e terapeuta Ayurveda, Raquel Magalhães. Desta vez, ela indica-nos 5 chás para consumirmos no inverno. Todos são nacionais e estão disponíveis nas nossas lojas físicas e online.

 

5 chás para aquecer o inverno

 

1 - Erva-príncipe 

 

                                                                                               

 

Originária da Ásia (no Sul da Índia), é utilizada especialmente na culinária tailandesa, indonésia e indiana. Uma infusão de sabor e aroma agradáveis. É uma ótima opção para os dias mais frios.

Benefícios: Auxilia nos desconfortos digestivos, como prisão de ventre, cólicas, flatulência, azia e indigestão. Contribui para a saúde cardiovascular, diminuindo a pressão sanguínea. Contém antioxidantes e é rico em potássio. (Fonte: Organização Científica - Indice.eu)


Preparação: Utilize duas colheres (de sopa) da infusão num bule  e verta um litro de água fervente. Deixe em infusão (95ºC) durante quatro a cinco minutos.

 

Fornecedor: A Ervital nasceu em 1997, no coração da Serra do Montemuro, região com uma rica biodiversidade. Pioneira em Portugal na produção de PAM - Plantas Aromáticas e Medicinais e em MPB - Modo de Produção Biológico, a empresa tem evoluído de forma gradual e sustentada, contribuindo para o desenvolvimento da região e melhoria de vida da comunidade.

Prémios e Certificações: Great Taste Awards 2018.



2 - Perpétua Roxa 

 

                                                                                         

 

Infusão de cor forte, recebeu este nome porque as suas flores não murcham. É tradicionalmente utilizada por cantores para lhes suavizar a voz.                          

Preparação: Coloque duas colheres (de sopa) da infusão num bule de vidro e verta um litro de água fervente. Deixe em infusão (95ºC) durante quatro ou cinco minutos.

 
Fornecedor: Além das características mencionadas na infusão erva-príncipe, os chás e os condimentos biológicos produzidos pela Ervital são obtidos em condições ambientais únicas, num ecossistema de montanha.

 

3Hortelã 

 

                                                                                             

 

Além de aromatizar as bebidas, a hortelã é também muito utilizada para temperar e dar ainda mais sabor aos alimentos.

Benefícios: O metanol, um dos componentes da hortelã, possui efeitos antiespasmódicos contra dores e desconfortos abdominais. Também pode ajudar nos problemas de estômago, como inchaço, gases, cólicas e diarreia. (Fonte: Organização Científica - Indice.eu).

Preparação: Coloque duas colheres (de sopa) da infusão num bule de vidro e verta um litro de água fervente. Deixe em infusão (95ºC) durante quatro ou cinco minutos.

Fornecedor: A hortelã também é produzida pela Ervital que, ao longo dos anos, desenvolveu junto da população da Região do Montemuro ações de recoleção de algumas espécies como a carqueja, a urze ou a giesta. Nestes casos, além de evitar o risco de extinção das espécies, representa uma prática que contribui para a minimização dos incêndios. Isso porque, a partir da colheita das partes aéreas, se promove a redução da massa combustível disponível no terreno.

 

4 – Infusão Princesa 

 

                                                                                             

 

A infusão princesa é um mix da erva-príncipe, que confere um sabor cítrico, e da perpétua roxa.

Preparação: O tempo de infusão varia entre 3 a 5 minutos com água a 100ºC.

Fornecedor: Assim como a erva-príncipe, a perpétua roxa e a hortelã, a infusão princesa também é produzida pela Erviltal.

 

5 – Gengibre 

                                                                               

 

É uma planta herbácea oriunda, historicamente, da China e da Índia. O nosso gengibre é desidratado em Portugal, mas especificamente em Alcobaça pelas “mãos” da Desidrata.

Benefícios:  O gengibre tem um dos níveis mais altos de antioxidantes em comparação com outros alimentos. Estas substâncias estabilizam os radicais livres, protegendo o corpo contra possíveis doenças. (Fonte: Organização Científica - Indice.eu)

 Preparo: Coloque alguns pedaços de gengibre em infusão (95ºC) durante uns cinco minutos.

Fornecedor: A Desidrata, cuja a empresa-mãe é a QSabor, recuperou o método tradicional de desidratar alimentos, preservando ao máximo os seus nutrientes.

 

Além dos chás, as especiarias.

Outra dica (valiosa) que a Raquel Magalhães nos deixa é incluir nos nossos chás, durante as estações frias, especiarias que produzem calor como cardamomo, cravo, noz moscada, canela, gengibre, cominhos, sementes de funcho e outras. “É importante prepararmos o nosso organismo para os meses mais frios. É neste período que devemos eliminar o calor acumulado durante o verão. Por isso, incluam, sempre que possível, alimentos amargos e adstringentes (naturais desta época). Eles ajudarão a expulsar do vosso corpo o calor do verão”, explica ela.

 

Sabedoria milenar - Curiosidades

A medicina Ayurvédica ensina-nos que as estações do ano tem influência sobre os nossos centros energéticos (chakras). O Outono, assim como a primavera, é uma estação de transição, entre o calor e o frio, sendo um período de transição entre os chakras mais objetivos para os chakras mais subjetivos. “Na Ayurveda, semelhante potencializa semelhante. Ou seja, se consumirmos alimentos e bebidas frios, aumentaremos esta sensação no nosso corpo”, explica Raquel. Ela ainda destaca algumas das qualidades que devemos priorizar na nossa alimentação: pratos quentes, húmidos, oleosos, suaves e densos.  

Se quiserem aprofundar o conhecimento do universo dos chás e das infusões, fica aqui um convite especial - A nossa querida Raquel Magalhães acaba de lançar uma plataforma com diferentes cursos ligados ao tema.

 

Seja qual for a estação do ano, respeitar o fluxo natural é cultivar o melhor que há em nós!

 

Fontes: Desafio Zero; Indice.eu ; Ervital; Desidrata e Alquimia in Foco.